As doenças sexualmente transmissíveis, mais conhecidas como DST ou doenças venéreas são doenças infecciosas que podem ser disseminadas através do contato sexual.
O princípio dessas doenças parte do contato cutâneo, ou seja, através do contado com a pele, e sanguíneo. Então a transmissão pode ocorrer pelo contado direto, relação sexual, ou indireto, utensílios compartilhados mal higienizados, por exemplo.
De modo geral, o uso de preservativos é o um dos mais recomendados na prevenção de DSTs. Usado corretamente impede o contato com o esperma e a secreção vaginal, vias de contaminação, diminui a chance de contrair DSTs transmitidas através desse contato.
Outros meios funcionais de prevenção seria a higienização antes e depois do ato sexual, que previne DSTs transmitidas pela pele, e a regularidade de exames para doenças sexualmente transmissíveis. É possível, caso a doença não esteja mais em período de incubação (sem manifestações), o diagnóstico e tratamento precoce e evita a progressão de transmissão.
Importante: o uso de métodos contraceptivos não
impede a transmissão de doenças sexuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário