terça-feira, 30 de outubro de 2012

Caminho do ar


Quando aspirado, o ar passa por um longo caminho até os pulmões, onde ocorrerão as trocas gasosas que fornecerão as nossas células oxigênio para elas continuarem a realizar suas funções.


            A entrada do ar pode se dar através das narinas, que é a principal entrada para o nosso corpo, ou pela cavidade bucal. Apesar disso, não é recomendável se respirar só pela boca, já que o nariz tem como função esquentar, umedecer e filtrar o ar inalado para que haja o menor número possível de elementos externos em nosso corpo. Respirar pela boca não é perigoso, porem se for frequente demais, pode gerar uma queda na imunidade.
O ar segue para a faringe, onde há uma bifurcação: o ar continuará seu caminho e os alimentos que foram ingeridos e passaram pelo mesmo caminho do ar até agora serão direcionados para o esôfago para que possa ser realizada a digestão.
A faringe também serve de entrada para o ar que entra na laringe. Por sua vez, ela impede a entrada de corpos estranhos na próxima estrutura.
A traquéia é responsável pela vocalização, ou seja, sem ela, seriamos incapazes de emitir sons. Os sons são produzidos conforme o ar passa pela caixa vocal. Além disso, ela possui epitélio pseudo-estratificado colunar ciliado, que tem como objetivo limpar novamente o ar que está cada vez mais dentro do nosso corpo.
Chegando a árvore bronquial, o ar passa pelo brônquio principal (ou primário), brônquio lobar (ou secundário) e brônquio segmentar (ou terciário), onde será continuamente limpo. Os brônquios vão se ramificando, ficando cada vez menores e dando origens aos bronquíolos, que termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas.



Essas bolsas, chamadas alvéolos pulmonares, são recobertas por capilares sanguíneos. Eles possibilitarão que o oxigênio será levado pela corrente sanguínea do sistema circulatório e poderá ser levado para todo o corpo, alcançando as células. Por isso são considerados as estruturas funcionais de respiração.




            Uma vez que o ar sai do nosso corpo pelo mesmo lugar (nariz ou boca) que entrou, sabemos que ele irá realizar o caminho inverso ao qual percorreu até que houvessem as trocas gasosas nos alvéolos pulmonares. Mas você sabe como funciona a respiração? Entre neste link Biomecânica da respiração para mais informações.

22 comentários:

  1. Ta mas o que eu queria nao apareceu... :(

    ResponderExcluir
  2. Adorei muito bem explicado continuem assim😍

    ResponderExcluir
  3. jhgjfghdfgfdhggfjrsfrhygttrfghfthfghsdstfrg

    ResponderExcluir
  4. jhgjfghdfgfdhggfjrsfrhygttrfghfthfghsdstfrg

    ResponderExcluir
  5. Acho que ocorreu algum erro, pois no texto está escrito
    "A faringe também serve de entrada para o ar que entra na laringe. Por sua vez, ela impede a entrada de corpos estranhos na próxima estrutura."
    Deveria ser laringe e não faringe. Mas o texto ficou ótimo tirando isso, um ótimo resumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd o ar passa tb pela faringe q é o único órgão que o corpo usa na respiração e digestão

      Excluir
    2. Na vdd o ar passa tb pela faringe q é o único órgão que o corpo usa na respiração e digestão

      Excluir
  6. me ajudo pa caranba esse e o meu projeto

    ResponderExcluir
  7. muinro bom se inscrevam no meu canal capitao zapturia

    ResponderExcluir
  8. Rah chabala ria defebe hmm outs pala itu mala foitt

    ResponderExcluir
  9. O ar que entra no organismo é filtrado,aquecido e umidecido:
    a)pela parte superior do trato respiratório
    b)pelos pulmões
    c)pelo diafragma
    d)pelos alvéolos
    e)pela parte inferior do trato respiratório
    Responde Urgente

    ResponderExcluir
  10. e eu q to na quarentena vendo esses comentarios de 2015 kkkk

    ResponderExcluir